Quais os tipos e usos da cloud computing?

A busca por uma infraestrutura de TI eficiente deve fazer parte do dia a dia de qualquer empresa. Afinal, as novas tecnologias tornam o ambiente de trabalho mais eficaz, produtivo e competitivo no mercado. A cloud computing é uma delas. Por isso, hoje vamos te contar algumas vantagens dessa solução tecnológica para a sua empresa. Confira!

O que é cloud computing?

A cloud computing (ou computação em nuvem) é a possibilidade de armazenar arquivos, dados, sistemas e processos em uma infraestrutura de TI fornecida em um provedor de serviços e acessá-los virtualmente.

Isso permite que sua empresa economize em infraestrutura, reduza custos e o principal: tenha segurança de dados. Ele também permite que você acesse os arquivos de qualquer lugar e de qualquer aparelho, ou seja, toda a equipe poderá acessá-los.

É por isso que a cloud computing recebe um papel de destaque. É uma forma simples e eficaz de armazenar dados remotamente e aumentar a performance de todos os colaboradores. Afinal, com as informações concentradas em um só lugar, as atividades ficam mais ágeis e flexíveis.

Ela pode ser dividida em três modelos: nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida. Entenda cada um deles:

Nuvem privada

A nuvem privada é aquela em que os serviços e infraestrutura pertencem e são geridos por apenas uma única empresa. Se o seu negócio trabalha com dados muito sensíveis e precisa se proteger de grandes riscos para a segurança, essa é a opção ideal.

Normalmente é utilizada por bancos e multinacionais, que precisam de controle interno absoluto de todos os dados da empresa.

Nuvem pública

A nuvem pública armazena os serviços e a infraestrutura em uma rede que pode ser acessada através da internet, fora do ambiente corporativo. O armazenamento é gerido por uma organização externa, um provedor de serviços de cloud computing, como a Azure da Microsoft.

Esse modelo reduz os gastos e oferece maior escalabilidade, normalmente é usado por pequenas e médias empresas.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida, como o próprio nome diz, é a junção da nuvem pública com a nuvem privada. Esse modelo mantém uma nuvem interna, mas também existe a possibilidade de contratar os serviços externos, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Os seus dados mais sensíveis, como transações financeiras, podem ser protegidos em um modelo privado que oferece segurança dos dados, enquanto o seu serviço de e-mail corporativo e outros softwares de serviço ficam em uma nuvem pública.

Porém, as informações que constavam na nuvem privada ficarão restritas, onde apenas um número específico de pessoas determinado pela empresa podem acessá-la.

Quando implementar a cloud computing?

Para determinar o momento ideal de começar a investir em cloud computing, é preciso estar atento às necessidades da organização.

Alguns fatores que podem indicar que sua empresa precisa implantar um serviço de cloud computing como a necessidade de redução de custos, aumento do número de limites operacionais, necessidade de um sistema para manter o controle e tornar as operações mais flexíveis, entre outros.

Conheças as vantagens da cloud computing

Investir nos serviços de computação em nuvem pode gerar um impacto muito positivo na sua empresa. Quando os dados corporativos estão em uma única plataforma, os serviços tornam-se mais seguros, dinâmicos e confiáveis. Conheça as principais vantagens:

1 – Redução de custos

Gastos diretos com data center (manutenção de hardware, por exemplo) serão eliminados com a implantação do armazenamento em nuvem. A organização não precisará mais se preocupar com licenciamento de softwares, troca de equipamentos, equipes de técnicos e suporte etc.

Ou seja, o cloud computing reduz os gastos continuamente com uma empresa de TI e não os aumenta como a maioria pensa. Além disso, como os sistemas são remotos, a empresa pode adotar políticas como o home office, o que reduzirá as despesas com transporte, por exemplo.

2 – Processos menos críticos

Ao contratar o serviço de armazenamento em nuvem, a empresa reduzirá drasticamente as rotinas de backup, manutenção de servidores e monitoramento de recursos já que a companhia de cloud computing ficará responsável por isso.

Isso faz com que os colaboradores direcionem sua atenção e esforço aos seus serviços, sem precisar se preocupar com esses processos.

3 – Segurança

Proteja seus dados de forma proativa e simplifique sua rotina corporativa com a cobertura de conformidade mais completa de todos os provedores de serviços de nuvem. Torne a detecção de ameaças e a resposta mais inteligente e rápida com sinais de segurança

Caso você tenha interesse em implementar o armazenamento em nuvem na sua empresa ou gostaria de saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudar.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário com elogios, dúvidas ou sugestões.

Relacionados

Uma empresa do grupo MLB
2022 ©. Todos os Direitos Reservados.